quarta-feira, 30 de maio de 2012

COMO A GLOBALIZAÇÃO TEM AFETADO AS EMPRESAS

Segundo Porter (1996), existe força que influencia na estratégia de uma empresa: Concorrentes, Fornecedores, Produtos Substitutos, Novos Entrantes e Consumidores. Com a Globalização todos esses fatores tiveram suas dimensões ampliadas. A abertura de mercado fez com que essas forças passassem a ser vistas a nível mundial, não mais regional. Pode se vender um produto na Europa, os concorrentes podem ser Japoneses, novos entrantes podem ser Americanos, produtos substitutos podem ser Argentinos. De acordo com Pinheiro (1996), a Globalização permite o acesso fácil e rápido a todo tipo de empresa em qualquer região do mundo. Faz com que pequenas empresas pareçam estar em desvantagem competitiva com as grandes multinacionais em relação aos preços, inovações, tecnologias, qualidade. Concluímos que a Globalização transformou a realidade das empresas, uma vez que esta trouxe modernidade e comodidade para todos que se utiliza de seus benefícios, ou seja, a empresa que não acompanhar o ritmo da Globalização corre o risco de sucumbir, pois os seus clientes estão a cada dia mais exigentes em termos de qualidade dos produtos, atendimento, serviços, etc. Portanto, o grande desafio das organizações já atuantes e de pessoas que estão pensando em iniciar seu empreendimento agora, será desenvolver a capacidade de criar uma empresa verdadeiramente competitiva. Os produtos ou serviços que a empresa vai oferecer a clientela, terão de ser produzidos dentro dos padrões de qualidade do mercado mundial. Os preços dos produtos a serem cobrados a clientes e os serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário